Apenas um candidato a governador de SC no segundo turno se comprometeu com a mobilidade sustentável

O primeiro turno das eleições em Santa Catarina terminou e, dentre as candidaturas ao Governo do Estado que passaram para o segundo turno, apenas o candidato Décio Lima (PT) assinou a “Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável”.
A Carta, elaborada por experientes organizações catarinenses que realizam em SC a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, contém 23 propostas para inserir pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e usuários de transporte coletivo, com qualidade e segurança, no sistema de mobilidade urbana do estado.
A Campanha realizou, desde então, diversos contatos com a assessoria do candidato Jorginho Mello (PL), mas não obteve nenhum retorno. Caso o candidato, que é o melhor colocado nas pesquisas eleitorais, seja eleito, a sociedade catarinense não sabe quais políticas públicas serão implementadas para melhorar a vida da maior parte da população catarinense, a parte que não deseja ou que não tem condições de possuir e de usar um veículo motorizado individual.
Segundo Fabiano Faga, membro da coordenação da Campanha, “este momento é importante e mesmo que nem todas as candidaturas manifestem seu compromisso, teremos cumprido nossa tarefa de colocar estas importantes questões na ampla mesa de diálogo que as eleições significam”.
No primeiro turno, os candidatos Alex Alano (PSTU), Moisés (Republicanos), Gean Loureiro (União) e Jorge Boeira (PDT) também assinaram a Carta Compromisso, além de 16 candidaturas aos poderes legislativos estadual e federal.
A Campanha seguirá até a data da votação tentando obter o compromisso do candidato Jorginho Mello.
Interessados em entregar as propostas para o candidato podem baixar a Carta no site da Campanha: https://amobici.org.br/eleicoes-sc-2022/
Sobre a Campanha
A “Carta Compromisso” é uma iniciativa das organizações: AMOBICI – Mobilidade por Bicicleta e outros Modos Sustentáveis, Caminhada Jane Jacobs Floripa, Bicicleta na Rua e Comitê de Acessibilidade da UFSC, as quais que participam da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, coordenada nacionalmente pelas organizações Cidadeapé, Associação G-14 Apoio aos Pacientes de Poliomielite e SPP, IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rede Vidas Ativas e UCB – União de Ciclistas do Brasil. A Campanha está sendo realizada em 15 estados do Brasil.