Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições SC 2022

O que é a Campanha

A campanha tem como objetivo principal incorporar os princípios e os principais componentes da mobilidade sustentável (mobilidade a pé e por bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade universal) nos programas de governo e de mandato das candidaturas ao governo do estado, à Assembleia Legislativa (Deputado/as Estaduais) e ao Congresso Nacional (Deputada/os Federais e Senadore/as).

O principal instrumento da campanha é a elaboração e entrega de propostas para as candidaturas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A campanha realizará incidência sobre as candidaturas visando a assinatura formal e a sua assunção de compromisso com as propostas, de modo que aquelas que forem eleitas apliquem tais propostas sob a forma de políticas públicas e de matérias legislativas.

A Campanha é imparcial e aborda todas as candidaturas e partidos políticos e não manifesta apoio ou preferência a nenhuma delas.

Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável

A Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável foi confeccionada pela Coordenação Estadual da Campanha é é oferecida em duas versões:

  • Poder Executivo e Legislativo Estadual: para as candidaturas ao Governo do Estado e à Assembléia Legislativa (Deputado/a Estadual)
  • Poder Legislativo Federal: para as candidaturas ao Congresso Nacional (Deputado/a Federal e Senador/a)

Para entregar a Carta Compromisso assinada, a candidatura deve proceder da seguinte forma:

  • Imprimir, preencher e assinar a Carta nos campos correspondentes (também será aceita assinatura digital certificada)
  • Enviar fotografia da Carta assinada e da candidatura segurando a Carta  (ou o documento assinado digitalmente) para o e-mail amobici.br@gmail.com
  • Alternativamente, a candidatura ao Poder Executivo pode solicitar a nossa presença para o ato da assinatura

Candidaturas que assinaram a Carta

As Cartas estão sendo entregues a todas as candidaturas e partidos. Os comprovantes de entrega estão disponíveis aqui: candidaturas e partidos.

A seguir, as candidaturas que já assinaram a Carta Compromisso.

Candidaturas ao Governo Estadual

Candidaturas à Assembleia Legislativa – Deputado/a Estadual

Candidaturas à Câmara dos Deputados – Deputado/a Federal

  • [Aguardando assinaturas]

Candidaturas ao Senado Federal – Senador/a

Subscrições à Carta e apoio à Campanha

Organizações da sociedade civil são convidadas a subscrever as propostas da Carta Compromisso e, com isso, a apoiar a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições SC 2022.

Organizações que subscrevem a Carta Compromisso e apoiam a Campanha:

Entrevistas com as Candidaturas

As candidaturas foram convidadas a responder uma entrevista padronizada abordando suas concepções e propostas para a mobilidade sustentável.

Questões da entrevista

  1. Quais os motivos que dificultam o desenvolvimento e incremento da mobilidade sustentável em Santa Catarina?
  2. Quais são suas propostas para melhorar as condições de segurança para pessoas que transitam a pé, em bicicleta e por equipamentos assistivos nas rodovias estaduais?
  3. Como você pretende enfrentar a violência no trânsito que afeta milhares de famílias todos os anos nas cidades e estradas catarinenses?

Respostas à entrevista

Contato com a Coordenação da Campanha

A Para entrar em contato com a Coordenação Estadual da Campanha, escreva para amobici.br@gmail.com .

Para saber mais

Campanha Nacional
A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições tem a sua Coordenação Nacional a cargo das organizações UCB – União de Ciclistas do Brasil, Associação G-14, Cidadeapé, Idec e Redes Vidas Ativas. Além de prestar assessoria para a realização das campanhas estaduais, a Coordenação Nacional também abordará as candidaturas à Presidência da República. A campanha nacional pode ser acessada neste site.

O que é Mobilidade Sustentável
A Coordenação Estadual da Campanha assume o significado de mobilidade sustentável nos termos apresentados pela Coordenação Nacional, cujo texto está disponível aqui.

Campanhas anteriores em SC
Em 2018 foi realizada a Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições Estadual. A Campanha também foi vinculada a uma Coordenação Nacional (ver aqui). Na ocasião foi entregue para as candidaturas a Carta Compromisso com a Mobilidade Ativa, que foi assinada por 3 candidaturas ao governo estadual, 6 candidaturas a Deputado/a Estadual e a 4 candidaturas a Deputada/o Federal. Todas as informações e resultados estão disponíveis neste site. Além disso, também foram realizadas campanhas Bicicleta nas Eleições municipais em Florianópolis (2008, 2012, 2016 e 2020), Blumenau (2016 e 2020), Balneário Camboriú (2012), Camboriú (2012) e Joinville (2016).

Coordenação Estadual da Campanha 2022

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 é coordenada pelas organizações a seguir. Organizações interessadas em formar parceria podem entrar em contato através deste e-mail.